2. Articulações do Membro Pelvino
2.1 Articulação sacro- ilíaca
É a articulação entre a face sacropelvina da asa do ílio e a base do sacro. É do tipo plano, mas no adulto suas superfícies articulares não são lisas e sua mobilidade é muito reduzida. A cápsula articular é reforçada, na maior parte do seu contorno, por feixes fibrosos que formam o ligamento sacro-ilíaco ventral.
O osso do quadril está também unido ao sacro e as primeiras vértebras coccígeas pelo ligamento sacrotuberal. Este é uma extensa e resistente lamina conjuntiva que se prende dorsalmente na crista sacral lateral e nos processos transversais das primeiras vértebras coccígeas e ventralmente na espinha e tuber isquiádicos. Constitui grande parte da parede lateral da cavidade pelvina, mas interrompe-se ao nível das incisuras isquiádicas maior e menor, de modo a formar com estas os forames isquiádicos maior e menor.
Os pubes e ísquios de lados opostos estão unidos no plano mediano por uma lamina de fibrocartilagem, constituindo esta união a sínfise pelvina. Com a idade, esta sínfise ossificase progressivamente.
quarta-feira, 16 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário